A cannabis em manuscrito do final do século XII

Manuscrito do final do século XII. Coleção Sloane, 1975. Catálogo de Manuscritos Iluminados do Museu e Biblioteca Britânica.

No “Sloane, 1975” contém uma coleção de obras diversas, incluindo um tratado sobre ervas atribuído a Pseudo-Apuleius (o termo “pseudo-Apuleius” é utilizado para se referir a um autor romano anônimo do século IV, cujo trabalho às vezes era erroneamente atribuído a Apuleius), Pseudo-Dioscórides, ‘De herbis femininis’, e um texto de Sextus Placitus de Papyra (ativo por volta de 370 d.C.), intitulado ‘De medicina ex animalibus’, parte do Catálogo de Manuscritos Iluminados do Museu e Biblioteca Britânica.

Nesta série de miniaturas, um manuscrito do final do século XII, acredita-se ter origem na Inglaterra ou no norte da França, anteriormente pertencente ao mosteiro em Ourscamps, ao norte de Paris, e agora na coleção Sloane, 1975 da Biblioteca Britânica.

Entre diversas ervas utilizadas para fins medicinais, há uma ilustração dedicada à cannabis, evidenciando a relação da erva com a medicina ancestral.