Prazeres e tabus: o consumo de haxixe na pintura neoimpressionista

Gaetano Previati. Haschisch: fumatrici d’oppio, 1887. Óleo sobre tela, 150 x 80 cm Galleria d’Arte Moderna Ricci Oddi


Em 1887, o pintor italiano Gaetano Previati, conhecido por seu estilo neoimpressionista, decidiu abordar um tema considerado audacioso para a época, o consumo de haxixe – inspirado também pelas obras de Baudelaire.

Em “Haschisch: fumatrici d’oppio”, Previati nos apresenta uma cena caracterizada por seu estilo típico, estruturada horizontalmente, segue o esquema narrativo e evocativo presente nas suas principais composições, com luminosidade cromática que cria contrastes e destaca as partes anatômicas das figuras femininas. A pintura retrata cinco mulheres, sendo que quatro delas aparecem relaxadas, enquanto a quinta, em contraluz ao fundo, segura uma bandeja que poderia conter mais cigarros com haxixe. O fumo, a fonte de êxtase, parecem ter levado as figuras a um estado de relaxamento e prazer.

Previati abordou um tema polêmico para a época, tensionando tabus que ainda são comuns na sociedade ocidentalizada, como o consumo de haxixe, prazer feminino e classe social. A pintura, de aspecto difuso em que figuras e cenário quase se confundem, se apresenta como uma tentativa de explorar os estados alterados através da matéria da cor, textura e disposição da cena, como reflexo das emoções decorridas do haxixe.

Considerada de conteúdo áspero para época, a pintura revela audácia ao lidar com um temas tão controversos. No entanto, é importante lembrar que a arte muitas vezes reflete a sociedade e seus desafios, “Haschisch: fumatrici d’oppio” é um exemplo de como afrontar convenções sociais e oferecer outras perspectivas sobre a cultura e a sociedade. Previati escolheu explorar temas tabus, proporcionando uma visão provocativa e instigante em um momento ousado para a história da arte italiana.