Reefer Madness: do exploitation film a sátira

Reefer Madness: The Movie Musical é uma comédia musical de 2005 dirigida por Andy Fickman com produção e roteiro de Kevin Murphy e Dan Studney. A sátira musical feita para a TV é baseada na peça com o mesmo nome, que, por sua vez, foi inspirada no notório — e terrível — exploitation film contra a cannabis, com primeiro titulo de “Tell Your Children” em 1936.

Trailer, Reefer Madness, 1936
cannabis
Tell Your Children, 1936 (primeira versão).

Na trama dos anos 30, conhecida como Tell Your Children ou Reefer Madness, o filme aborda a cannabis enquanto droga, centrando-se nos eventos melodramáticos que ocorrem quando estudantes brancos do ensino médio são atraídos por traficantes para experimentar maconha. Após o consumo, eles se tornam viciados, envolvendo-se em crimes como acidentes de carro, homicídios e conspirações.

Inicialmente o filme pretendia ser exibido aos pais como uma história moral que tentava ensiná-los sobre os perigos do uso de cannabis. Considerado um dos piores filmes já feitos, foi redescoberto nos anos 1970 como uma grande ironia, especialmente entre defensores da reforma da política de cannabis. Hoje, o filme está em domínio público nos Estados Unidos.

Já em 2005, o enredo ressurge como sátira musical feita para a TV, como Reefer Madness: The Movie Musical. A trama gira em torno de Mary Lane e seu namorado Jimmy Harper, que se veem envolvidos em uma série de eventos malucos e exagerados após experimentarem a maconha. À medida que a trama se desenrola, eles enfrentam situações absurdas, encontros estranhos e confrontam os perigos imaginários associados ao uso da cannabis, tudo apresentado de uma forma hilariante e teatral. Reefer Madness: The Movie Musical (2005) é conhecido por seu humor satírico e estilo musical extravagante enquanto aborda as preocupações exageradas e estigmatizadas em torno do consumo de maconha.

Reefer Madness: The Movie Musical, 2005